Em dezembro de 2014 o dólar atingiu sua maior marca do ano na economia brasileira. O dólar turismo atingiu valores de até R$2,70, valor assustador para o ano.
A alta do dólar é um impeditivo para viagens ao exterior, porém há como contornar esta situação e gastar o mínimo possível.
- Vá para lugares que te beneficiam
- Crédito, só em situações de urgência
- Use o pré-pago
- Planeje bem antes de comprar dólar
- O que puder, otimize
Devido ao grande volume de brasileiros que as visita, determinas cidades já aceitam pagamentos em moeda estrangeira. Alguns outlets em Orlando e Miami já aceitam pagamentos em real sem cobrança de IOF e câmbio vantajoso. Se o lugar a se visitar não é tão importante, opte por lugares que aceitam sua moeda nativa, pois com isso você pode economizar bastante dinheiro em sua viagem.
Operadoras de cartão de crédito costumam cobrar altas taxas para realizarem as compras em países estrangeiros. Além disso, há a cobrança do IOF, que incide em aproximadamente 6,38% sobre o valor gasto no cartão. Isto quer dizer basicamente que toda compra efetuada com o cartão, desde uma garrafa d’água até renovar o guarda-roupa, terá esta porcentagem cobrada se as compras forem pagas com o cartão de crédito.
Para fugir do perigo de se utilizar o cartão de crédito em sua viagem internacional, utilize o cartão pré-pago. É um cartão utilizado para viagens internacionais que permite que você carregue-o com o valor que deseja usar. Se sobrar dinheiro no cartão quando você voltar, só revenda o valor se não pretender viajar para o exterior nos próximos 6 meses, que é o prazo de validade da recarga.
Veja a melhor data para trocar seu dinheiro em dólar. A dica aqui é ir comprando dólar aos poucos. Desta forma, você evita comprar grandes quantidades da moeda quando estiver em alta e pode pagar menos de um período par ao outro.
Planeje sua viagem para gastar o mínimo possível. Se vai visitar parques e museus que permitam entrada com alimentos, compre os mantimentos em supermercados e os leve na bolsa. Evite se alimentar em lanchonetes e restaurantes dentro de pontos turísticos, pois costumam ser mais caros que os lugares para se alimentar que não circundam os pontos mais visitados. Se puder ir a algum lugar à pé, vá e economize a passagem de ônibus, metrô ou até mesma a gasolina.
Qualquer mínimo detalhe é válido para gastar menor em uma viagem para o exterior quando o dólar está em alta. A chave da economia é o planejamento e a paciência.
0 comentários:
Postar um comentário