Páginas

sábado, 10 de maio de 2014

Documentação para Viagem


documentacao-viagem
Você já iniciou o Planejamento da viagem dos seus sonhos com as dicas do nosso último post e já decidiu “para onde ir”, “quanto tempo vai durar sua viagem” e “qual a melhor época do ano” para realizá-la. A próxima dica vai ajudá-lo com uma parte importante e mais burocrática da viagem: a documentação para viagem. Vamos a ela?

2° Passo: Documentação para Viagem
Se você optou por uma viagem internacional precisa ter um passaporte dentro da validade ou precisará requerer um novo. Atenção: Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais e você deverá solicitar uma nova emissão. No site da Polícia Federal você encontrará, de forma bem simplificada, todas as informações para requerer o seu.
Com o passaporte em mãos, o próximo passo é o de pesquisar informações sobre a documentação exigida no seu destino: Vai precisar de Visto de Entrada? Comprovação de Vacinas?

Uma pesquisa por blogs na Internet neste caso, pode não ser o melhor instrumento, já que você corre o risco de encontrar informações não atualizadas. Essas regras de liberação, acordos entre países, etc., mudam frequentemente.
Vistos para viagens
No link: http://www.mundodosvistos.com.br/vistos/ você encontra muita informação atualizada e útil, e em português, para vários países.

O site oficial para informações de visto para os Estados Unidos está no link: https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/ss_country_welcome.

Outra opção é procurar também nos sites dos ministérios das relações exteriores de cada país.
Apenas tenha em mente que a falta da documentação exigida pode encerrar a sua viagem antes mesmo de começar. As companhias aéreas são responsáveis por checar a documentação de seus passageiros, e na falta de algum documento, você pode ser impedido até mesmo de embarcar. Você ainda tem a opção de contratar um despachante, mas deixe esta como última opção, já que tem um custo que nem sempre vale a pena pagar.

Alguns países oferecem a opção de solicitação de visto on line, bastando que você envie uma foto e as informações pessoais e da viagem.

Na Europa, no conhecido Espaço Schengen, composto por quase todos os países europeus, o visto é concedido na chegada. É exigido que seu passaporte tenha validade de 3 meses posterior à data do término declarado da viagem, além de um seguro viagem com cobertura mínima de 50 mil euros (seguro-assistência com cobertura Schengen) e comprovação de que você terá como se manter durante sua estadia: extratos de cartões de crédito e/ou cartões pré-pagos ou dinheiro que provem que você tem 65 euros por dia de viagem.

No site: http://www.eurovisaccv.com/web/guest/informacaogeral você vai encontrar todas as informações referentes aos vistos de entrada na Europa.

Para os Estados Unidos você vai precisar comparecer ao consulado, mas a boa notícia é que todo o processo hoje começa on line. Vá ao site: https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/ss_country_welcome ,e tire todas as suas dúvidas. Se preferir, pode ligar para os vários números disponíveis: https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/us_service_options .
Vacinas para viagens
Alguns países, como Austrália, África do Sul, Quênia, Egito, Arábia Saudita, China, Rússia e Uruguai exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Para obter esse certificado você precisa comparecer a um Centro de Orientação de Viajantes com o comprovante da vacina e documento oficial com foto.
Veja no site da Anvisa: http://www.anvisa.gov.br/viajante/ as informações necessárias,
e no link: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/eed303804a1aa7edaad8abaa19e2217c/Centros_de_Orientacao_de_Viajantes.pdf?MOD=AJPERES, os endereços para a emissão de Certificados em seu estado.

Alguns estados brasileiros também exigem o Certificado para ingresso em seus territórios, principalmente por causa da febre amarela. Veja mais informações nos sites:
e

Prepare uma pasta (física) para guardar todos os documentos originais e cópias que vai precisar levar na viagem. Acrescente a essa documentação telefones úteis para emergências, como o do cartão de crédito, de um parente, etc. A cada nova informação ou novo formulário, vá colocando nesta pasta para que nos minutos finais não falte nada.

Gostou das dicas? Então fique ligado e acompanhe aqui, no Blog da Encontre Sua Viagem às novas dicas para o seu Planejamento de Viagem.

0 comentários:

Postar um comentário