Hotéis com Uma, Duas… ou Cinco Estrelas! Como é feita esta Avaliação? Se quanto mais estrelas melhor, um estabelecimento com muitas estrelas agrada muita gente? Vamos descobrir:
Quem se hospeda em um hotel cinco estrelas faz questão de enaltecer as qualidades do estabelecimento, citando a quantidade de estrelinhas que abrilhantavam o nome do local.
Uma estrela é muito ruim? Cinco estrelas tem de tudo? Não necessariamente. Mesmo antes de conhecer o hotel, muita gente já descarta se hospedar, só olhando a quantidade de estrelas, sem saber, de verdade, o que elas significam.
O que pode acontecer é você perder um ótimo custo-benefício, porque viu poucas estrelas! Ou escolher um número de estrelas razoável e, na prática, não encontrar no hotel o que você realmente precisa. Por isso, vale a pena entender como funciona essa classificação e o que pode mudar para os hóspedes.
A classificação é um instrumento de divulgação de informações sobre meios de hospedagem, sendo um importante mecanismo de comunicação com o mercado. Além disso, possibilita uma concorrência leal e justa entre os meios de hospedagem do país e auxilia turistas, brasileiros e estrangeiros, em suas escolhas.
A padronização por estrelas e a categoria de um hotel têm regulamentação individual em cada país, e pode diferir dos padrões adotados no Brasil. Nos países do sul da Europa, e em alguns outros, foram, também, adotados padrões tendo em conta a categoria de “meia estrela”.
O Sistema Brasileiro de Classificação estabeleceu sete tipos de meios de hospedagem, para atender a diversidade da oferta hoteleira nacional. São elas: Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama & Café, Hotel Histórico, Pousada e Flat/Apart-Hotel. Utiliza-se a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias.
Criado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Inmetro, a cartilha conceitua cada estabelecimento, considerando que, cada tipo de meio de hospedagem, reflete diferentes práticas de mercado e expectativas distintas dos turistas. Um hotel 5 estrelas é diferente de uma Pousada 5 estrelas, por exemplo.
Requisitos:
- Infraestrutura – vinculados às instalações e aos equipamentos;
- Serviços – vinculados à oferta de serviços;
- Sustentabilidade – vinculados às ações de sustentabilidade (uso dos recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável, de forma que o atendimento das necessidades atuais não comprometa a possibilidade de uso pelas futuras gerações).
O meio de hospedagem, para ser classificado na categoria pretendida, deve ser avaliado por um representante legal do Inmetro e demonstrar o atendimento.
#Acesse aqui para visualizar os requisitos de cada estrela.
Curiosidade:
#Vale lembrar: veja fotos, consulte valores e pesquise sobre a localização do hotel antes de bater o martelo.
Na Encontre Sua Viagemvocê consegue fazer uma boa pesquisa de hotéis, e assim, evitar dor de cabeça depois!
0 comentários:
Postar um comentário