Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Visite Holambra, a cidade das flores

Foto b2-1629
CIDADE DAS FLORES – Holambra faz juz ao título de “Cidade das Flores”. É sede da Expoflora, maior feira de flores da América Latina, em setembro; Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura), em junho; Enflor (Encontro Nacional de Floristas), em julho; e Gardenfair (do Projeto à Realização), em julho.
Holambra – SP (Festas Populares/ Circuito das Flores) – Localização: S 22º 37.927´ – W 47º 02.188´
Crédito obrigatório – Foto: Miguel Schincariol

Holambra, nome originário das iniciais de HOLanda, AMérica e BRAsil, está localizado a apenas 120 km de São Paulo e faz parte da região metropolitana de Campinas. Através da SP-107, chega-se a esta pequena e simpática cidade, conhecida pela sua principal atividade econômica: a floricultura.

De clima agradável, onde a temperatura varia de 5° a 35° graus,  a única cidade da região classificada como estância turística,  Holambra é resultado do trabalho em conjunto dos brasileiros com holandeses, que transformaram a antiga fazenda Ribeirão, na época desabitada, em um dos mais prósperos municípios do país, sendo classificada no ano de 2003 pelo Atlas da Exclusão Social do Brasil, como o sétimo melhor índice de vida do território brasileiro.
Nos campos desta jovem cidade, emancipada no ano de 1991, cultivam-se cerca de 40% de todas as flores comercializadas no país, desde as rosas, mais famosas e aclamadas, até as mais sofisticadas orquídeas azuis.

Floricultura Holambra

Em Holambra, existem lojas especializadas em vendas de flores, plantas, mudas, sementes e acessórios para jardinagem, como a Garden Center, localizada na entrada da cidade. Com a contratação de guias turísticos, é possível visitar as plantações e se encantar com o imenso campo florido, além de poder conhecer um pouco mais sobre a história do município.
Mas quem pensa que Holambra é apenas sinônimo de flores, se engana. A cidade colonizada por holandeses. apresenta uma rica cultura e gastronomia.

Veja também:

É possível verificar, em diversas edificações, a arquitetura com influências europeias, como por exemplo, no portal e no moinho, que se encontram na entrada da cidade.
Arquitetura Holambra

A gastronomia também é muito rica, com a influência holandesa. Na hora do almoço, não deixem ir ao The Old Dutch e experimentar o minifrikandellen, croquetes de carne bovina e suína, com cebola crua e ketchup; e o eisbein, joelho de porco “magro”, acompanhados de arroz típico, chucrute, purê de maçã e batata.
The Old Dutch

Já os doces, merecem um destaque a parte. Na confeitaria Zoet en Zout, pode-se pedir o waffle servido com doce de leite, creme de avelã ou sorvete de creme e osstroopowafel, biscoito recheado com caramelo.
Zoet Zout


0 comentários:

Postar um comentário